Os gestores das escolas municipais se reuniram na última quinta-feira (14), para falar sobre “Segurança nas Escolas”, assunto muito debatido entre educadores e a sociedade do país nas últimas semanas. O encontro trouxe questões trazidas pelos gestores através dos pais e alunos, a importância do educador nesse momento e sobre o que esperar da educação municipal e sua segurança diante desse cenário. Estiveram presentes representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da área de Comunicação da Prefeitura de Ibiúna.
O Secretário Municipal de Segurança, Dito Santos, falou sobre as ações e investimentos realizados na GCM e na área de segurança e informou que em breve será licitada a compra do aplicativo do “Botão do Pânico” para as escolas municipais – um dispositivo de segurança que, se acionado, emite um alerta para as autoridades policiais instantaneamente. Ele também estacou as ações preventivas realizadas e agora intensificadas, como a Ronda Escolar. Assunto que foi abordado pelos GCM’s Cristiano e Priscila, integrantes da ronda, além de frisar que a GCM estará de prontidão para atender as demandas das unidades de ensino.
A diretora do CAPS, Daniela Barreto de Lima, falou sobre comportamento, destacando a necessidade do acompanhamento de eventuais problemas comportamentais identificados pelos professores em seus alunos e também dos professores que sentirem a necessidade de ajuda psicológica, uma vez que a sobrecarga emocional no profissional também é grande.
Já o assessor de comunicação da Prefeitura de Ibiúna, o jornalista Giovani Hamada, falou sobre a importância da comunicação no ambiente escolar, do educador como fonte confiável de informação e da necessidade de conferir a veracidade das notícias antes de disseminá-las para não causar a desinformação e distorção da realidade nas pessoas, principalmente em momentos como esse.
A Secretaria da Educação também frisou que novos encontros serão marcados para tratar sobre o tema da segurança no ambiente escolar.