Secretaria de Cultura e Turismo oferece diversos cursos em parceria com o Estado

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiúna está oferecendo cinco cursos, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que vão de Lei Aldir Blanc: Prestação de contas – Subsídio Inciso II e editais Inciso III - Sociedade Civil até Percussão Baiana - Módulo 2. Os mesmos serão realizados online, pelo aplicativo Zoom.

As informações de cada curso, bem como o link para inscrição, horários, número de vagas e públicos-alvo podem ser encontrados a seguir:

LEI ALDIR BLANC: PRESTAÇÃO DE CONTAS – SUBSÍDIO INCISO II E EDITAIS INCISO III - SOCIEDADE CIVIL

Coordenação: Ana Paula do Val, Ivan Montanari e Maria Carolina de Oliveira

Datas e horários: 23 e 25 de março, das 18h às 20h

70 Vagas

Público-alvo: agentes culturais da sociedade civil

Link do formulário: https://forms.gle/9cf2KqpdrboZyMsd7

A oficina tem como objetivo apresentar conceitos e discutir a aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei federal 14.017/2020) em municípios do Estado de São Paulo, a partir das bases estabelecidas pela regulamentação da mesma. Será abordado especificamente o Inciso II (subsídio; Tipos de gastos possíveis de acordo com a regulamentação federal e algumas referências municipais; Prazo e forma da prestação de contas); Inciso III (editais; Tipos de gastos possíveis; Formas mais comuns de prestação de contas de editais de concurso e premiação; Como elaborar um relatório; Juntada de documentos e guarda de notas fiscais); e, por fim, um panorama da prestação de contas dos entes municipais com a gestão federal. Estes conteúdos serão tratados de formas diferenciadas visando a atender as demandas de gestores públicos e da sociedade civil quanto aos processos de prestação de contas da LAB.

OFICINA: ESTADO – PRESENÇA E JOGO: A COMICIDADE VIRTUAL NA ARTE DA PALHAÇARIA

Coordenação: Caco Mattos

Datas e horários: 15, 17, 22, 24 de março, das 14h às 16h

30 Vagas

Público-alvo: Artistas iniciantes a partir de 16 anos, profissionais, atores, bailarinos, músicos e interessados em geral pela comicidade.

Necessidades: espaço para realização da atividade e é fundamental deixar a câmera ligada.

Link do formulário: https://forms.gle/qwtePRLhTQiXY44f6

Por meio de jogos, improvisações e técnicas ministradas virtualmente, serão experimentadas na prática algumas ferramentas geradoras da comicidade tomando por base exercícios específicos para ativar e estimular as três vertentes fundamentais à arte da palhaçaria: O Jogo – O Estado – A Presença.

OFICINA: AFINAL, O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?

Coordenação: Karina Poli

Datas e horários: 16, 18, 23 e 25 de março, das 10h às 12h

45 vagas

Público-alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.

Link do Formulário: https://forms.gle/jBT3siVQB8ZCVwbSA

Esse curso apresentará um histórico das políticas culturais procurando evidenciar suas transformações nos últimos 50 anos. A partir das ampliações sofridas pelo Campo de Produção Cultural e Criativo ao longo do tempo, o curso demonstrará como a inserção de novos setores culturais e criativos reorganizou os escopos e os papéis das políticas culturais, que por sua vez, contribuíram para o surgimento do termo Economia Criativa. O curso também apresentará uma visão expandida do Campo de Produção Cultural e Criativo procurando apresentar a diversidade de setores, processos produtivos e ecossistemas que o compõem.

OFICINA: CONEXÃO ENTRE DANÇA CONTEMPORÂNEA E DANÇAS BRASILEIRAS

Coordenação: Mônica Alvarenga

Datas e horários: 22, 24, 29 e 31 de março, das 10h às 12h

Inscrições: 17/2 a 10/3

30 Vagas

Público-alvo: atores, bailarinos, educadores e demais interessados, mesmo sem experiência na dança, com idade a partir de 16 anos.

Link do formulário: https://forms.gle/cGCcTM4SxzQmxeCW8

A oficina apresentará aos participantes as danças brasileiras de origem africana e ameríndias como o Frevo, Samba de Côco, Bumba meu Boi e Maracatu Rural. E abordará a mesma dentro da corporeidade de cada um e suas possibilidades de junção com a dança contemporânea, trazendo assim novas possibilidades e qualidades de movimentos.

PERCUSSÃO BAIANA - MÓDULO 2

Coordenação: Lenynha Oliveira e Rudson Daniel

Datas e horários: 29, 30 e 31 de março, das 18h às 20h

Inscrições: 3/3 a 18/3

35 Vagas

Público-alvo: Aberto ao público, a partir de 16 anos

Materiais necessários: Timbau e para os alunos que não possuem instrumentos, podem nos acompanhar tocando em uma mesa, banco de madeira, cadeira, pedra de mármore , garrafa de água de 20 litros, panela e etc.

Link do formulário: https://forms.gle/GQjXFTfpSqmZVnb68

Aulas de percussão brasileira online focada nos ritmos tradicionais de rua de Salvador da Bahia, tem o objetivo de disseminar a cultura afro musical de forma lúdica e prazerosa para adultos.