No Hospital Municipal de Ibiúna cerca de 1.000 cirurgias já foram realizadas desde que a Prefeitura realizou uma série de investimentos para que a unidade de saúde tivesse a autorização para a retomada das operações no município. Agora, uma nova era na prática cirúrgica teve início com as cirurgias por videolaparoscopia, técnica até então nunca aplicada no hospital municipal.
Essa inovação, com a chegada dos equipamentos e a realização da primeira cirurgia por vídeo esta semana, representa um marco significativo na história da Saúde de Ibiúna. A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que permite ao cirurgião realizar procedimentos internos por meio de pequenas incisões na pele, através das quais são inseridos instrumentos cirúrgicos e uma câmera de vídeo de alta resolução. Inicialmente, a técnica já começou a ser adotada nos procedimentos de colicistectomia, que são as operações da vesícula e posteriormente serão adotadas em outras patologias.
O investimento nessa tecnologia traz diversos benefícios para os pacientes e são inúmeros. Em comparação com a cirurgia aberta tradicional, a videolaparoscopia oferece vantagens como menor trauma cirúrgico, o paciente sente menor dor e desconforto, menor tempo de internação, cicatrizes menores e retorno mais rápido às atividades cotidianas, já que a recuperação acelerada permite aos pacientes retomar suas rotinas diárias com mais rapidez.
Com o avanço contínuo da medicina e a incorporação de tecnologias inovadoras, a Prefeitura de Ibiúna reforça seu compromisso em melhorar cada vez mais os serviços de saúde, sempre buscando a excelência no atendimento e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. A introdução das cirurgias por videolaparoscopia é apenas um dos muitos passos em direção a um futuro mais promissor e saudável para toda a comunidade.