Mil organizações em 10 países ao redor do mundo participam do Programa Escolas2030
A Escola Municipal de Ibiúna ‘Antônio Coelho Ramalho’, no bairro da Figueira, recebeu, no início deste mês, a notícia que foi selecionada para participar do Programa “Escolas2030: Caminhos para a educação integral e transformadora”. A seleção é uma conquista para a Unidade que, desde 2016, uma proposta pedagógica inovadora que busca colocar em prática as premissas da educação integral e mesmo com dificuldades, nos últimos anos, conseguiu, com apoio da Universidade Federal do Paraná e da Unesp Marília, manter o projeto educacional ativo.
A seleção ocorreu em 2020, mas foi anunciada, somente, neste mês. A escola de Ibiúna responde a todos os critérios de elegibilidade para o Programa, que são: inovação, vulnerabilidade, grupos de transição e compromisso com o programa. A E.M. ‘Antônio Coelho Ramalho’, é uma das 100 organizações brasileiras que foram escolhidas.
“Estamos muito honrados em ter uma escola de Ibiúna participando de um programa de educação mundial. Foi um projeto que teve início em 2016, quando eu, também, era secretária de Educação e, após cinco anos, ter mais esse reconhecimento, é muito gratificante. A Secretaria de Educação de Ibiúna dará todo o apoio necessário a Escola, para, cada vez mais, fortalecer essa proposta pedagógica”, disse a secretária de Educação de Ibiúna, Nydia Bello de Oliveira.
Programa Escolas2030: Com duração de 10 anos (2020 a 2030), a iniciativa é realizada no Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirguistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda, envolvendo 1000 organizações de todas as etapas da Educação Básica.
Financiado pala Fundação Itaú Social, o programa é implementado junto com a Ashoka e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. As três instituições compõem a Equipe Coordenadora no país, e contam com Comitê Consultivo composto por representantes de instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, representantes de secretarias municipais e estaduais de educação, pesquisadores de universidades, órgãos internacionais, representantes de organizações de jovens, entre outros atores fundamentais da área da educação no Brasil.
Para conhecer o curso e toda a estrutura, acesse o link: https://escolas2030.org.br/