Cambuci – Campomanesia phaea
Características da Cambuci
Também apreciada por sua beleza ornamental em fase de frutificação, a Campomanesia phaea cambuci, nome científico da cambuci, produz um fruto adocicado, um tanto ácido, e muito utilizado para compotas, sucos, doces e geleias, além de bebidas alcoólicas, como cachaças e licores. Até aromatização de sorvete! Não é o máximo?
Espécie da família Myrtaceae, a cambuci pode ser encontrada desde os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, até São Paulo. Em Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, cidades pertencentes ao Estado de São Paulo, essa árvore já ganhou até festa dedicada a ela, onde podemos apreciar diversas receitas saborosas feitas do fruto de Cambuci.
O fruto, de polpa carnosa e perfume intenso, também pode ser consumido in natura, surgindo entre o final do verão até o outono. O fruto da cambuci amadurece rápido, sendo necessário colher, pois logo caem do pé e podem rachar no impacto com o chão.
A floração da cambuci se dá entre os meses de agosto a novembro, quando podemos apreciar a beleza de suas flores grandes e brancas. Atraem muitas aves nesta fase, bem como na fase de frutificação. Já as folhas da cambuci possuem um verde intenso e não caem nas estações fritas.
A muda de Cambuci mede de 30 a 60 cm de altura e o seu crescimento é moderado. Considerada uma espécie de médio porte, pode atingir entre 3 e 5 metros de altura.
Para que serve a cambuci?
- Infusão de cachaças e fabricação de licores;
- Aromatização de sorvetes;
- Diversas receitas de doces, geleias e sucos;
- Ornamentação de jardins e arborização urbana.





