Grumixama – Eugenia brasiliensis
Nome popular: Grumixama-preta
Nome Ciêntífico: Eugenia brasiliensis
Família:Myrtaceae
Origem:Brasil (Nordeste, Sudeste e Sul)
A grumixama é uma espécie nativa da Mata Atlântica, ocorrendo principalmente em áreas de floresta úmida e subtropical do Brasil.
Sua beleza, frutos saborosos e importância na ecologia da Mata Atlântica tornam essa espécie uma excelente opção para cultivo em jardins e pomares, além de contribuir para a conservação de uma planta nativa ameaçada.
Além do valor ornamental e da produção de frutos saborosos, a grumixama também possui importância na medicina popular, sendo atribuídas a ela algumas propriedades medicinais.
Devido à degradação e desmatamento das áreas de Mata Atlântica, a grumixama é considerada uma espécie em risco de extinção em algumas regiões do Brasil. Portanto, seu cultivo e preservação são importantes para a conservação da biodiversidade.
Que tal aprender a cultivar a grumixama e ajudar a mudar esta realidade?
Características da Grumixama:
A árvore Grumixama (Eugenia brasiliensis) é uma espécie nativa da Mata Atlântica, pertencente à família Myrtaceae.
A Grumixama também é conhecida por diferentes nomes populares, como grumixaba, grumixameira, ibapira e cereja-brasileira.
Estamos falando de uma árvore de médio a grande porte, podendo atingir de 6 a 12 metros de altura, dependendo das condições de crescimento e do manejo.
As folhas da grumixama são simples, opostas e elípticas, com uma coloração verde-escura e aspecto brilhante na face superior. Apresentam nervuras bem marcadas e bordas lisas.
As flores da grumixama são pequenas, brancas ou esverdeadas, reunidas em inflorescências axilares. Possuem uma delicada fragrância e atraem polinizadores, como abelhas e outros insetos.
Já os frutos da grumixama são pequenos, geralmente com 1 a 2 centímetros de diâmetro, arredondados e com uma casca fina de cor roxa ou preta quando maduros. A polpa é suculenta, de coloração vermelho-escura a roxo-escura, e possui um sabor doce e levemente ácido, lembrando o gosto da cereja, o que lhe rendeu o apelido de cereja-brasileira. A grumixama costuma frutificar entre os meses de novembro e janeiro, mas a época pode variar de acordo com as condições climáticas e a região de cultivo.





