O Auditório Municipal de Ibiúna ficou lotado na tarde da última sexta-feira, 28 de março. O local foi palco de uma importante palestra voltada para os profissionais da rede municipal de Saúde. O evento abordou a profilaxia pós exposição antirrábica humana e reuniu cerca de 100 pessoas, entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, profissionais das vigilâncias em saúde, zoonoses, além de equipes da atenção básica, do hospital e das especialidades.
A palestra foi conduzida pela médica Juliana Akemi Guinoza Ando, infectologista e interlocutora de raiva do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba. Durante a apresentação, Juliana abordou temas cruciais como a definição da raiva, o panorama atual de casos no Brasil e no mundo, e as melhores práticas para identificação e atendimento de pacientes com suspeita da doença. A especialista também detalhou os protocolos e os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus. Embora o Brasil tenha registrado apenas um caso em humano, a doença ainda circula entra animais como morcegos e algumas espécies de animais silvestres. Por isso é importante manter a capacitação para identificação da doença e a profilaxia a ser adotada.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Caio Dolfini, e do prefeito de Ibiúna, Mário Pires, que ressaltaram a importância da capacitação constante dos profissionais e de fazer com que todos se sintam parte da administração.
“Temos um foco muito grande na capacitação e formação permanente, na motivação dos nossos servidores, seja na Educação, na Saúde, em outros setores. Quero que vocês se sintam pertencentes a uma administração que realmente leve uma mudança na qualidade de vida para a população de Ibiúna”, disse Mário Pires.
O auditório estava lotado, refletindo o interesse e a seriedade com que os profissionais de saúde de Ibiúna se posicionam quando o assunto é capacitação. A ação de qualificação tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos e práticas dos profissionais da saúde, garantindo um atendimento mais eficaz à população.
Essa iniciativa integra um esforço contínuo da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiúna em promover a educação e o treinamento de seus profissionais, sempre visando a melhoria no atendimento à comunidade e a prevenção de doenças graves.
Foco no capacitação permanente, na motivação dos nossos servidores. A gente quer muito que vocês se sintam pertencentes ao governo a uma administração que leve uma mudança na qualidade de vida do povo. Não só na saúde, mas também na geração de emprego, educação, no desenvolvimento da cidade