Em um momento de conscientização, a Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu, nesta terça-feira (2/4), o 1º evento “Descomplicando o TEA” em celebração ao Dia Mundial do Autismo. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, reuniu pais, educadores e profissionais da saúde e da educação no Auditório Municipal de Ibiúna, que ficou lotado de informações e troca de experiências.
Durante o evento, foram discutidas as principais características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e abordadas questões fundamentais sobre o tratamento, as terapias envolvidas e as melhores práticas para lidar com pessoas ou alunos autistas. Profissionais em diversas áreas compartilharam conhecimentos essenciais para o aprimoramento do atendimento e do cuidado, proporcionando um ambiente acolhedor e informativo para todos os participantes.
A presença de pais, que vivenciam a realidade do autismo em seu cotidiano, e de educadores, que lidam diretamente com crianças e adolescentes no contexto escolar, foi um ponto de destaque. Claudia Andrade, secretária municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, ressaltou que as discussões giraram em torno de estratégias para melhor compreender e apoiar o desenvolvimento de pessoas com autismo, além de práticas terapêuticas eficazes, fazendo com que cada vez mais as pessoas tenham conhecimento sobre o TEA.
“O evento não só fortalece a rede de apoio aos autistas, como também reforça a importância da inclusão e do respeito à diversidade, proporcionando uma reflexão sobre como a sociedade pode contribuir para uma convivência mais igualitária e respeitosa com as pessoas com deficiência”, destacou a secretária.
A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ibiúna se compromete a continuar promovendo ações que visem o acolhimento, a inclusão e o fortalecimento da rede de apoio às pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da cidade com a causa da inclusão e da acessibilidade para todos
