Centenas de ibiunenses se encontraram no Parque Ecológico Itupararanga contra seca da Represa
A Represa de Itupararanga é um dos maiores tesouros de Ibiúna, além de um grande ponto turístico, mas devido à crise hídrica enfrentada pela Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o local está secando e, por isso, ibiunenses de diversas esferas da sociedade se encontraram no Parque Ecológico Itupararanga, no último domingo (03), para protestar contra a situação.
O protesto, batizado de ‘Remada pela vida de Itupararanga’, reuniu ciclistas, praticantes de stand-up paddle, além de vereadores e as secretárias municipais de Cultura e Turismo e Esporte e Lazer, Sakura Nanni e Erika Kimura, respectivamente.
Ações o prefeito Paulinho Sasaki para combater a crise – O prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki (PTB), tem participado de diversas reuniões, com prefeitos da região, para que providências sejam tomadas em relação à crise hídrica vivida, além de estar cobrando a Votorantim Energia e a SAAE de Sorocaba a redução da vazão na barragem da Represa de Itupararanga, bem como montou uma Força Tarefa para combater os loteamentos clandestinos no entorno da represa. Outra cobrança importante feita por Sasaki é para que a Sabesp universalize as redes de tratamento de esgoto em Ibiúna e municípios que formam a foz dos rios que abastecem a represa.
A Defesa Civil de Ibiúna e a Guarda Civil Municipal, também, estiveram no local prestando suporte para o protesto.
Na última semana, prefeitos da região se reuniram, em Sorocaba, para discutirem a crise e um possível racionamento de água na Região Metropolitana de Sorocaba. Na próxima semana, uma nova reunião deve acontecer.