Entre os 645 municípios paulistas, Ibiúna é 33º em extensão territorial. Com 1.058,082 Km² e mais de 90 bairros, os trabalhos precisam ser planejados. O município também possui uma das maiores populações rurais do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas da capital paulista. Seu tamanho e extensão fazem com que seu número de estradas rurais também seja vasto. Asfaltar todas elas ao mesmo tempo, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também na questão da mão de obra necessária e maquinário disponível para execução é praticamente inviável.
Mas, para garantir à população estradas de terras com condições de tráfego, o trabalho de manutenção delas tem que ser constante. Para isso, a Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realiza constantemente os serviços de conservação de estradas, tapa-buracos, pavimentação de novos trechos, recuperação de asfaltos com o recapeamento, cascalhamento de estradas de terra, limpeza de acostamentos, entre uma série de ações.
Apenas na ultima semana, diversos bairros do município receberam serviços e obras de manutenção de estradas. Entre eles, os bairros dos Alves, Verava, Sertão, Aranha, Piai, Coleginho, Ressaca; além dos bairros Feital e Residencial Europa, que estão recebendo novos asfaltos em vias que até então eram de terras.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Belo, “essas ações são importantes para o munícipe que precisa trafegar pelas estradas rurais e também para o escoamento da nossa produção agrícola, parte essencial da nossa economia”, enfatizou.