No último sábado (21) aconteceu no Centro Olímpico Vereador José Clemente Machado, o 1º Encontro da Diversidade em Ibiúna, que contou com a participação de autoridades locais e regionais, além do público do município. O encontro que teve o tema “Respeito e Inclusão” buscou reunir represantes da comunidade LGBTQIA+, Mulheres, Etnias e Raças, para discutir os espaços de representação desse na sociedade brasileira.
O evento teve como abertura a apresentação da peça teatral “Borboletas”, do grupo ibiunense Cia Liber’Dart, com texto e direção de Rafaela Campos e monólogo do ator João Victor Lima. Além de expressões artísticas, o eventou contou com vasta programação, como as palestras do coordenador do encontro Taywan Rocha, da Diretora de Saúde Mental de Ibiúna Daniela Barreto e do dançarino Vinícius Ramos. Mesa Redonda mediada pelo professor e Conselheiro Estadual da APEOSP (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) Willian Viana, com a participação do Deputado Estadual Guilherme Cortez (Psol), da Vereadora de Mairinque Emily Idalgo (PT), do Secretária de Cultura e Turismo de Ibiúna Sakura Nanni e do 4º suplente do Conselho Tutelar de Ibiúna Giovani Goés. Encerrando a programação Roda de Conversa com a escritora ibiunense Lorena Valloti e a advogada e presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Ibiúna Dr.ª Adrielle Barca Coelho.
O encontro já é uma marco histórico para o município, sendo o primeiro com tema de toda nossa região, foi realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, com parceria dos demais departamento e serviços públicos do municío. A realização do evento atende a demanda do Plano Municipal de Cultura de Ibiúna (Lei nº 2602, de 23 de março de 2023), Eixo 5 – Diversidade Cultural, Meta 5 – “Criar eventos fixos no calendário municipal em comemoração ao mês do Orgulho e ao Mês da Consciência Negra”.